Golpes mais comuns no pix

Conhecer os golpes mais comuns no pix é essencial para conseguir se proteger.

O sistema de pagamentos instantâneos pix, lançado pelo Banco Central do Brasil, trouxe grande conveniência para os usuários. 

Junto com essa praticidade, no entanto, surgiram diversos golpes que visam explorar vulnerabilidades de pessoas que não estão muito atentas na internet. Saiba mais sobre quais são os mais comuns e como proceder para evitá-los. 

Entenda quais são os golpes mais comuns no pix

Há inúmeros golpes através do pix, contudo, alguns se destacam por acontecerem com mais frequência, são eles:

  • Comprovante de pagamento falso – o criminoso realiza uma compra de um produto ou serviço com uma pessoa física. Ele apresenta, então, um comprovante de transferência pix para provar que fez o pagamento. Ele é igual um comprovante comum, contudo, é falso;
  • Clonagem de WhatsApp – neste, o golpista engana a vítima para que ela forneça o código de verificação do aplicativo. Com o WhatsApp da vítima clonado, os criminosos se passam por ela para pedir dinheiro aos seus contatos, utilizando o pix para as transferências.
  • Falsa central de atendimento. – os criminosos criam páginas falsas na internet que simulam o site de um banco ou uma operadora de pagamento. Ao ligar para os números fornecidos nesses sites, a vítima é atendida por um golpista que solicita seus dados bancários e realiza depósitos através de pix.
Principais golpes através de pix
  • Engenharia social  – nesse caso, eles manipulam psicologicamente a vítima para que ela revele informações confidenciais ou faça transferências, principalmente por pix. Pode ser um pedido de ajuda de um suposto amigo ou familiar em situação de emergência.
  • Uso de contas falsas de redes sociais. – através delas os golpistas criam perfis falsos de empresas ou pessoas famosas e oferecem produtos ou serviços com preços muito atrativos. Quando a vítima faz a transferência via pix, o produto ou serviço nunca é entregue.

Desse modo, é preciso tomar muito cuidado e saber o que fazer para se proteger desses golpes que estão presentes cada vez mais na internet.

Saiba mais como se proteger para evitar golpes através do pix 

Dicas para evitar golpes através do pix
Dicas para evitar golpes através do pix

Para se proteger, é essencial nunca compartilhar senhas ou códigos de verificação com terceiros e desconfiar de contatos inesperados que solicitam dados pessoais ou bancários. 

Desconfie de promoções e mensagens que peçam para você se cadastrar no pix. Isso só deve ser feito dentro do aplicativo do seu banco.

Sempre confira o valor na sua conta ao receber uma transferência pix. Não clique em links desconhecidos ou faça operações fora do app do seu banco.

Lembre-se de que a transferência é imediata, levando, assim, apenas alguns minutos,

Não salve senhas no navegador do seu celular ou notebook.

Verifique sempre a autenticidade dos sites e mensagens recebidas e utilize as ferramentas de segurança oferecidas pelos bancos, como a autenticação de dois fatores.

O pix é uma ferramenta poderosa, entretanto é essencial usá-la com cautela e atenção. 

A conscientização e a vigilância frequentes são as melhores defesas contra golpes.

Você está aqui: